top of page

Introdução

 

 

 

Ao longo dos anos, as competências profissionais do professor e do educador de infância têm vindo a mudar. Antigamente, o papel do professor era apenas o de ensinar a tabuada e a ler e o do educador era só o de cuidar das crianças. Contudo, agora o seu papel vai mais além e interessa saber o que este faz, como faz e porque faz. O professor e o educador de infância quando ensina, se relaciona, interage com a criança tem uma intenção, e é isso que o distingue da família, que ensina informalmente em casa as crianças.

 

O presente e-portefólio proposto pela professora regente da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional VI, Guida Mendes, do curso de Educação Básica da Universidade da Madeira, serve de alicerce para a nossa formação enquanto futuras educadoras de infância e tem como objetivo abordar alguns conteúdos teóricos e o percurso da nossa intervenção em contexto de creche.

 

O estágio é fundamental pois permite aliar a teoria à prática, uma vez que promove situações e experiências reais.

 

O nosso estágio teve lugar no Infantário Rainha Sílvia, situado na Avenida do Infante nº12, 9050 - Sé, Funchal e foi desenvolvido na Sala Amarela (sala de transição), com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, com a especificidade de todas terem começado a frequentar a creche este ano letivo. Este teve a duração de 33 horas e realizou-se entre os dias 23/04/2014 a 16/05/2014.

 

Ao longo da nossa prática pedagógica procuramos ter uma atitude reflexiva, interventiva e investigativa de modo a conseguir proporcionar às crianças momentos de aprendizagem relevantes e enriquecedores.

bottom of page